Com a subida dos rios, a Prefeitura de Atalaia do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, iniciou nessa semana a construção de pontes no bairro da Portelinha, uma das áreas mais atingidas pela cheia no município.
Cerca de 90% da área da Portelinha que sofre com a enchente já recebeu a instalação das pontes de madeira oriunda de manejo florestal, totalmente legalizada. Pontes essas construídas nos dois lados das ruas, o que vai facilitar o trânsito de embarcações, meios de transporte muito utilizados pelos moradores da localidade.
Em números
Até o momento, mais de 30 dúzias de tábuas, 20 dúzias de listões e 10 dúzias de ripões foram utilizados na ação que conta com o trabalho de 11 agentes da Defesa Civil. “Isso não é nem a metade do material que iremos utilizar”, afirma a secretária de Defesa Civil, Adervania Matias, que também destacou que acompanha diariamente a medição do nível dos rios em parceria com a Marinha do Brasil.
De acordo com o prefeito municipal Denis Paiva, as ações contam, até o momento, integralmente com recursos próprios e devem chegar a outras áreas afetadas na cidade. “Neste ano, pela primeira vez, regiões alagadiças como o trecho da rua do Quixito, beco Luiz Marinho, e ponte Marinho Alencar, receberão o apoio da prefeitura na construção de pontes para facilitar o trânsito nas localidades. É um compromisso da nossa gestão com as pessoas”, enfatizou.
Comunidades rurais
Ainda como parte do pacote de ações, técnicos da Defesa Civil já fazem um levantamento para a instalação de pontes nas comunidades da zona Rural de Atalaia do Norte, localidades essas muito afetadas neste período de cheia.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Atalaia do Norte
Matheus Ravel Tenazor – (92) 98256-55111